quarta-feira, 2 de dezembro de 2009


Pai de aluno que faltar à aula no interior de SP receberá mensagem no celular

Sistema foi implantado em escola estadual da cidade de Osvaldo Cruz.
Presença dos estudantes já é controlada pela impressão digital.

Fernanda Calgaro Do G1, em São Paulo


Nada de algazarra no início das aulas enquanto o professor faz a chamada para conferir quem faltou. O controle de presença dos alunos na Escola Estadual Osvaldo Martins, em Osvaldo Cruz (SP), é feito pela digital do estudante, que pressiona o dedo num leitor biométrico quando chega ao colégio. A partir do início do próximo ano letivo, os pais passarão a receber também mensagens no celular toda vez que o filho cabular aula.


A ideia é diminuir ainda mais o índice de faltas na escola, que é baixo, segundo o diretor da escola, Sidney Zenaro, 51 anos. Dos cerca de 650 estudantes, matriculados do 6º ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, há, normalmente, 30 ausentes por dia.


“Quando eu assumi a direção da escola, em 2002, havia 239 alunos. Diariamente, 40% faltavam. Eles saiam de casa com o material e não entravam na escola”, lembra Zenaro. “Em 2003, tive uma ideia e adotamos um cartão magnético, o que já ajudou a reduzir o índice de ausência.”

O custo de implantação, que inclui a compra de relógios para colher as digitais e o software, ficou em torno de R$ 10 mil, de acordo com Zenaro. “É um custo viável para a escola, porque não há despesas extras depois. Compensa muito”, afirma.



Bom, a tecnologia me parece bastante util, mas o custo ainda é altíssimo.



Um comentário:

Bruno Gomes disse...

Caramba,
Os guris nem podem mais filar aula que os pais recebem um SMS no celular hehe
Deus é mais!

É uma tecnologia cara realmente, R$ 10.000 reais para ser implantada.
Me surpreendi em saber que foi um colégio da rede pública e não da particular que o implantou.

Se esse não for um software muito específico para colégios, deve ter um mais barato, afinal várias academias já utilizam esse sistema de impressão digital para autorizar a entrada dos alunos.

Abraços!